Documentários Colaborativos

Há 01 ano atrás, fizemos em parceria com o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), um vídeo informativo da Campanha do Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Economia Solidária.

Apesar de nossa experiência com processos colaborativos, posso dizer que este foi um marco no nosso metódo de produção audiovisual. Fizemos esse vídeo de forma totalmente autogestionária, uma metodologia que aplicamos há anos em oficinas, coberturas colaborativas e documentários. O diferencial deste vídeo é o contexto: a criação e concepção coletiva com parceiros que não conhecem a linguagem visual, porém conhecem como ninguém o objeto do registro.

Bueno, desde o roteiro até a edição: tudo foi compartilhado com os representantes do FBES. Um trabalho incrível e estimulante, e muito desafiador. O creative commons foi devidamente empregado na produção, pois utilizamos várias imagens de acervos livres, como do nosso coletivo, a Catarse, e também imagens de arquivo da Secretaria Nacional da Economia Solidária e dos próprios empreendimentos do vídeo. Olhando para ele agora, vejo várias coisas que poderiam ser diferentes, no entanto me orgulho deste vídeo que foi, no final das contas, um trabalho de militância.

De lá pra cá já fizemos vários outros vídeo-documentários colaborativamente com outros empreendimentos e organizações autogestionárias, como o Documentário Fios e Nós, que relata a experiência de 03 anos de ação do projeto Centro de Formação em Economia Solidária (CFES), e a vídeo-carta da Feira Internacional de Economia Solidária de Santa Maria, entre outros.

Tags:, ,

Categorias: Rede de Cultura Solidária

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s