O simbolismo do Rizoma

RizomasAcreditamos no trabalho coletivo, na força da economia solidária e no poder transformador da cultura. Por isso o rizoma, enquanto forma botânica de raizes que se multiplicam em várias formas (como as estrias das folhas). E também enquanto analogia ao trabalho coletivo, ao poder das redes, da solidariedade e do cuidado.

Uma metodologia de Formação

Em dezembro de 2009, nossa ação de fomento de empreedimentos solidários culturais ganhou o Prêmio Tuxauá do Ministério da Cultura, com o projeto  “Rede de Cutura Solidária: Puro Movimento”.

Começamos o ano de 2010 dando continuidade a nosso papel de fomentadores da economia solidária, focando na articulação de uma rede de autogestão do conhecimento que visa desenvolver diversas ferramentas de autogestão democrática em coletivos culturais  da região Metropolitana de Porto Alegre, na busca de sustentabilidade através do estímulo da co-gestão comunitária, articulação em redes (#redesemrede), e do desenvolvimento de projetos relacionados à produção cultural e a economia solidária.

Rede de Cultura Solidaria - Tuxaua 2009

Ao longo desses três anos de projeto Tuxauá, a Rede de Cultura Solidária  conseguiu capacitar e assessorar a formalização de 05 empreendimentos solidários de produção cultural: iNVERSO Coletivo – cooperativa de Produção Audiovisual; a Cooperativa Rizoma – incubada dentro do Instituto Afro-Sul/Odomodê; a Associação Cultural BECOS – coletivo de produção cultural de Alvorada ligado ao Hiphop e skate; o Jornal Tabaré – veículo de comunicação independente ; Grupo de Bonecos do Mesquita – coletivo de teatro de bonecos.

Além da incubação duradoura destes coletivos, outros tantos receberam assessoria em forma de oficinas e vivências. Nossa meta para o primeiro semestre de 2013 é ter essa memória publicizada na web, com fotos, vídeos e materiais didáticos que foram desenvolvidos de acordo com cada realidade cotidiana dos empreendimentos.

Aguardem!

Tags:, , , , ,

Categorias: Rede de Cultura Solidária

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: